Estilos são pré-configurações de caracteres, parágrafos, objetos ou tabelas que são gravadas no software para que sejam aplicadas posteriormente. Esta opção garante grande uniformidade ao projeto gráfico, além da otimização do tempo de diagramação. Será ulitizada a opção Paragraph Style ou Estilo de Parágrafo para servir como base para este post. O processo de configuração pode parecer longo e até mesmo “chato”. Contudo é essencial para a criação de sumários (próxima aula) automáticos, pois não é possível criar sumários automáticos em um documento sem estilos de parágrafos aplicados.
O primeiro passo é definir quais as variações possíveis de parágrafos que constituirá o projeto gráfico. Lembrando que ao pressionar a tecla “ENTER” temos um parágrafo, os títulos, subtítulo, retrancas, olhos também são definidos como parágrafos Fig.1)
Fig. 1 Definição das variações de parágrafos do projeto gráfico
Fig. 2 Cada uma das vasriações de parágrafo foi formatada
Definidas as configurações de parágrafo, criam-se os estilos através da opção do menu: TYPE > PARAGRAPH SYLES. Aparecerá a paleta PARAGRAPH STYLES, como mostra a Figura 3:
Fig. 3 A paleta Paragragh Styles sereve para gerenciar, cria e importar estilos
Para transformar as pré-formatações em estilos, basta selecionar o texto e acionar o MENU POP UP da paleta PARAGRAPH STYLES e selecionar a opção NEW PARAGRAPH STYLE (Fig. 4).
É possível criar os estilos utilizando apenas esta paleta, sem nenhum texto previamente formatado. Contudo é necessário o conhecimento de todas as opções que seguem. A maneira exemplificada é considerada a mais simples e intuitiva para a criação de estilos.
Fig. 4 O texto formatado é selecionado e salvo como um novo estilo de parágrafo
Na caixa de diálogo NEW PARAGRAPH STYLE encontram-se todas as opções possíveis para a formatação dos parágrafos. No entanto, o que restou para ser definido foi apenas o nome do estilo e seu atalho (Fig. 5).
O nome auxiliará na identificação do estilo, Já o atalho, deve associar no mínimo uma das teclas CTRL, ALT ou SHFT, a uma das tecla do teclado numérico (as teclas 0 a 9 do teclado alfa-numérico não podem ser associadas). O atalho garante uma agilidade ainda maior ao processo de diagramação. Caso a o texto selecionado não seja um mero texto de amostra, marca-se a opção APLY STYLE TO SELECTION, para que após acriação, não seja necessário lhe aplicaro estilo. Note que no campo STYLE SETTINGS estão todas as configurações relacionadas ao estilo:Fig. 5 Define-se o nome, o atalho e aplicação do estilo à seleção
Repita a operação para a criação dos novos estilos, lembrando de renomeá-los de maneira simples e objetiva, para facilitar inclusive o trabalho de outros usuários (Fig. 6):
Fig. 6 Na paleta de estilos é possível visualizar o nome e o atalho de cada estilo
Agora é escolher um texto e aplicar os estilos por meio dos atalhos atribuídos a cada um deles, ou clicando no parágrafo e depois no estilo desejado. Por se tratar de um estilo de parágrafo, não é necessário selecionar todo o texto, pois o InDesign considerará todo o parágrafo no qual estiver o cursor. Entretanto, para aplicar o estilo ao corpo de texto de maneira mais ágil, todo o texto poderá ser selecionado e, após a aplicação do estilo Corpo de Texto, aplica-se aos outros elementos, como títulos, subtítulos e legendas (Fig. 7):
Fig. 7 Texto formatado de acordo com os estilos: Padronização e agilidade na diagramação
Lembre-se: Os Paragraph Styles ou Estilos de Parágrafo são necessários para a criação de sumários automáticos e agilizam consideravelmente o processo de diagramação e padronização do projeto gráfico. Caso necessite aplicar uma formatação em uma palavra ou um único caracter, é necessário criar um CHARACTER STYLE ou Estilo de Caracter, até a versão CS3 do InDesign.Fonte: Rangel Sales (http://rangelsales.com.br/blog/archives/15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário