No InDesign a definição da quantidade de colunas e a distância entre elas pode ser configurada na criação de um novo documento, como mostra a Figura 1:
Fig. 1 Na criação de um novo documento, pode-se definir a quantidade de colunas na opção NUMBER e a distância entre elas na oção GUTTER.
Depois de definidas as margens, quantidades de colunas e a distância entre elas, é possível criar guias com valores específicos, no menu LAYOUT > CREATE GUIDES… como vemos na Figura 2:
Fig. 2 Configuração da opção Create Guides
No exemplo a página recebeu um conjunto de 5 linhas com espaçamento de 5mm entre elas. É possivel ainda, definir se a origem das linhas será a página, ou a área interna das margens e, por fim, é possivel definir em quantas colunas será dividida a página, assim como é feito na criação do documento.
A distribuição dos elementos do projeto gráfico é simplificada, além da possibilidade de alinhar objetos sem a necessidade da ferramenta ALIGN (Fig.3):
Fig. 3 Diagramação básica utilizando a grade
Uma outra opção de guias é a BASELINE GRID ou Linhas de Base. Esta função habilita um conjunto de linhas semelhantes às pautas de um caderno, e possibilita o alinhamento vertical do texto. Com elas, mesmo que a caixa de texto mude de posição na página, os textos permanecerão alinhados. Em primeiro lugar, é necessário visualizar tais linhas, no menu VIEW > GRINDS & GUIDES > SHOW BASELINE GRID (Fig. 4).
Fig. 4 Graças ao Baseline Grid a distribuição dos elementos fica ainda mais detalhada
Agora que seu documento possui “pautas”, os próximos passos são: alinhar o texto à Baseline Grid e configurá-lo de acordo com seu projeto. Primeiro, seleciona-se todo o texto e ativam-se as opções de parágrafo na barra de controle (Fig. 5). A seguir habilita-se a opção ALIGN TO BASELINE GRID. Dependendo do corpo do texto, as linhas serão saltadas. Isto ocrre devido às configurações de entrelinha. O Indesign vem configurado para o modo de entrelinha automático, que equivale a 120% da altura do caractere. Por exemplo, se o corpo da fonte for definido como 12 pontos, sua entrelinha será de 14 pontos. Esta entrelinha é demasiado grande para caber na Baseline Grid, por isso, acabam alternando-se.
Fig. 5 Com o alinhamento à Baseline Grid, o texto permanecerá alinhado em qualquer ponto da página
A solução é configurar a Baseline Grid de acordo com as necessidades do projeto gráfico, através do menu: EDIT > PREFERENCES > GRIDS (Fig. 6):
Fig. 6 Para alterar as configurações referentes à Baseline Grid, recorre-se às preferências do programa
Em seguida, para manter os textos com suas configurações originais pode-se utilizar um pequeno truque. A opção INCREMENT EVERY (Fig. 7), define a distância entre as linhas da Beseline Grid. Caso a unidade de medida não seja em pontos, é possível fazer a conversão automática digitando o mesmo valor da entrelinha e a unidade “pt” que o InDesign, ssim como qualquer outro sotware gráfico fará a conversão.
Fig. 7 Os softwares gráfios fazem a conversão de unidades de medidas, sem maiores problemas
Por fim, as guias oferecerão maior uniformidade ao processo de diagramação, ao tornar automática a função de alinhamento. As linhas podem ser utilizadas como unidade de medida, como: espaçamento entre as fotos será de duas linhas e assim por diante.
Fig. 8 Páginas diagramadas com o auxílio das Guides e Basenile Grids
Lembrando que é possível ocultar todas as guias através do menu VIEW > GRIDS & GUIDES > HIDE GUIDES ou VIEW > GRIDS & GUIDES > HIDE BASELINE GRID. Se preferir, é possível utilizar um dos modos de visualização apenas pressionando a tecla “W”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário