quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Adobe InDesign - Margens e Guias

A diagramação começa e depara-se com o maior desafio: a página em braco. Distribuir os elementos em uma página pode ser uma tarefa complicada caso não se utilize um conjunto de guias. Imagine distribuir de maneira uniforme as 32 peças do jogo de xadrez sobre um tabuleiro sem as 64 casas. Portanto, as guias servem para garantir uniformidade e ergonomia à diagramação, além de facilitar as funções de alinhamento e distribuição dos elementos gráficos.
No InDesign a definição da quantidade de colunas e a distância entre elas pode ser configurada na criação de um novo documento, como mostra a Figura 1:


Fig. 1 Na criação de um novo documento, pode-se definir a quantidade de colunas na opção NUMBER e a distância entre elas na oção GUTTER.

Depois de definidas as margens, quantidades de colunas e a distância entre elas, é possível criar guias com valores específicos, no menu LAYOUT > CREATE GUIDES… como vemos na Figura 2:


Fig. 2 Configuração da opção Create Guides

No exemplo a página recebeu um conjunto de 5 linhas com espaçamento de 5mm entre elas. É possivel ainda, definir se a origem das linhas será a página, ou a área interna das margens e, por fim, é possivel definir em quantas colunas será dividida a página, assim como é feito na criação do documento.

A distribuição dos elementos do projeto gráfico é simplificada, além da possibilidade de alinhar objetos sem a necessidade da ferramenta ALIGN (Fig.3):


Fig. 3 Diagramação básica utilizando a grade

Uma outra opção de guias é a BASELINE GRID ou Linhas de Base. Esta função habilita um conjunto de linhas semelhantes às pautas de um caderno, e possibilita o alinhamento vertical do texto. Com elas, mesmo que a caixa de texto mude de posição na página, os textos permanecerão alinhados. Em primeiro lugar, é necessário visualizar tais linhas, no menu VIEW > GRINDS & GUIDES > SHOW BASELINE GRID (Fig. 4).


Fig. 4 Graças ao Baseline Grid a distribuição dos elementos fica ainda mais detalhada

Agora que seu documento possui “pautas”, os próximos passos são: alinhar o texto à Baseline Grid e configurá-lo de acordo com seu projeto. Primeiro, seleciona-se todo o texto e ativam-se as opções de parágrafo na barra de controle (Fig. 5). A seguir habilita-se a opção ALIGN TO BASELINE GRID. Dependendo do corpo do texto, as linhas serão saltadas. Isto ocrre devido às configurações de entrelinha. O Indesign vem configurado para o modo de entrelinha automático, que equivale a 120% da altura do caractere. Por exemplo, se o corpo da fonte for definido como 12 pontos, sua entrelinha será de 14 pontos. Esta entrelinha é demasiado grande para caber na Baseline Grid, por isso, acabam alternando-se.


Fig. 5 Com o alinhamento à Baseline Grid, o texto permanecerá alinhado em qualquer ponto da página

A solução é configurar a Baseline Grid de acordo com as necessidades do projeto gráfico, através do menu: EDIT > PREFERENCES > GRIDS (Fig. 6):


Fig. 6 Para alterar as configurações referentes à Baseline Grid, recorre-se às preferências do programa

Em seguida, para manter os textos com suas configurações originais pode-se utilizar um pequeno truque. A opção INCREMENT EVERY (Fig. 7), define a distância entre as linhas da Beseline Grid. Caso a unidade de medida não seja em pontos, é possível fazer a conversão automática digitando o mesmo valor da entrelinha e a unidade “pt” que o InDesign, ssim como qualquer outro sotware gráfico fará a conversão.


Fig. 7 Os softwares gráfios fazem a conversão de unidades de medidas, sem maiores problemas

Por fim, as guias oferecerão maior uniformidade ao processo de diagramação, ao tornar automática a função de alinhamento. As linhas podem ser utilizadas como unidade de medida, como: espaçamento entre as fotos será de duas linhas e assim por diante.


Fig. 8 Páginas diagramadas com o auxílio das Guides e Basenile Grids

Lembrando que é possível ocultar todas as guias através do menu VIEW > GRIDS & GUIDES > HIDE GUIDES ou VIEW > GRIDS & GUIDES > HIDE BASELINE GRID. Se preferir, é possível utilizar um dos modos de visualização apenas pressionando a tecla “W”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário